Páginas

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Sobre os amanheceres

Uma coisa não posso reclamar desse semestre: Meus horários estão racionais em relação à hora em que eu tenho que sair de casa para trabalhar. Saio entre 7 e 7 e 15 todos os dias. Não é cedo, nem desequilibrado como semestre passado. Além disso, como já estou acabando a faculdade, só tenho aula em uma noite.
Esses fatores têm gerado, agora que os dias voltaram a ser maiores do que as noites, uma deliciosa sensação que não tinha já há um bom tempo: Meu relógio biológico está se alinhando com o nascer do sol. É uma delícia! Todas as manhãs, quando o dia começa a clarear, eu acordo, espontaneamente, e sem a sensação de sono. Isso tem acontecido, essa semana, por volta das 5:30.
E hoje - que o dia, além de tudo, não amanheceu nublado, eu parei prá pensar o que estou fazendo desse tempo. Antigamente, quando isso ocorria, eu acordada - e não importava a opinião das outras pessoas de que essa não era hora de levantar - e começava meu dia. Agora, eu volto para a cama. E, na hora que o despertador toca, estou com sono.
Tenho que voltar a encontrar forças para começar meu dia quando meu organismo pede - pelo menos, enquanto eu posso. Pelo menos, para compensá-lo pelo tanto de tive de forçá-lo no inverno, pelo tanto que ele reclamou de estar se movendo tão antes do sol nascer.
Minha relação com o sono foi uma das coisas que mudou depois do Chronos - eu me tornei muito preguiçosa. Mas, talvez, indo além das aparências, isso não seja bom para mim. É muito gostoso descansar nos braços de quem se ama. E essa sensação seduz. É um conforto sem igual nesse mundo. Mas qual é o momento de sair do conforto para produzir, para realizar coisas belas nesse mundo?
Vou tentar acordar quando meu organismo pedir. Seja para anotar os sonhos decentemente, o que eu não tenho conseguido fazer nos últimos tempos, seja para praticar um pouco de Yoga, para uma sedução matinal, para escrever alguma coisa, preparar meu próprio café. Sinto que esse é o momento de dar esse passo, e, com ele, crescer um pouco. Se, essa é minha natureza, aceitá-la só me fará melhor.

10 comentários:

Nerval Alves de Lima Filho disse...

esse papo de acordar me deu sono! :)

adoro dormir e não gosto de acordar cedo... mas é fato: quanto mais tarde se acorda, menos disposto a gente fica e menor fica o dia! todavia, eu não reclamaria se pudesse acordar todos os dias às 9h... o problema é que eu fico fora de casa o dia inteiro e chego já na hora em que eu deveria estar me preparando para dormir se a intenção é acordar cedo no dia seguinte. coisa que, claro, não acontece!

bom, meus gatos acordam com o sol! mas depois voltam a dormir porque ninguém é de ferro e eles precisam poupar energia para poderem dormir mais mais tarde... ;) eita vida boa de gatinho!

Thais dos Santos Domingues disse...

Eu queria taaaaaaaaaaaaaanto dormir na hora q devo e acordar na hora que preciso...

Thais dos Santos Domingues disse...

Sedução matinal foi ótima, hehe... É um excelente motivador!

Ghislaine Pelat disse...

Com esse frio que tem feito tenho tido uma dificuldade enorme para levar. Eu não precisaria levantar tão cedo para trabalhar, daria para eu acordar e fazer muitas coisas, mas sempre levanto em cima da hora e não faço nada. Vou seguir o seu exemplo. E tenho certeza que vai melhorar quando o calor chegar. =D
Beijo

Lorien a.k.a. Virgínia disse...

E não é? Minha mãe é quem diz isso... que o dia não rende se vc acorda tarde...

Agora, concordo com você: Não dá prá acordar cedo quando se dorme tarde...

Lorien a.k.a. Virgínia disse...

Pois é... Eu bem que queria ser um gato...

Lorien a.k.a. Virgínia disse...

Ah, sempre que tá calor melhora :) Pelo menos prá mim!

Carol Carvalho disse...

Ló... perdoa eu de novo? Já perdi as contas quantas vezes eu passei por aqui
e tentei ler esse post... mas não sei... o tema sol, amanhecer e tanto girassól
assim me dó, acredita? Nesse meu momento tão sombra e lua. Perdão!!!
Ainda tento voltar mais tarde... quem sabe... Simplesmente não consigo...

Lorien a.k.a. Virgínia disse...

eu "pedoo", cá, eu "pedoo"....

Carol Carvalho disse...

mas não é bizarro... rs?
Chega ser até imbecil
(carol frustrada na 8 tentativa)

rssss