Páginas

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Matéria interessantíssima sobre parto

Rating:★★★★★
Category:Other
Ok, escrevi isso para mandar para uma lista, mas não me contive! Estou copiando aqui!

Olá pessoas!

A Ana Maria Braga fez uma matéria hoje de 15 minutos sobre parto
natural (principalmente na água) por causa da declaração da Gisele
Bundchen no Fantástico. A matéria é excelente e está aqui:
http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM1205242-7822-MAIS+VOCE+TIRA+AS+DUVIDAS+SOBRE+O+PARTO+NA+AGUA,00.html


Ok, Ló, perguntam muitos. Por que isso é importante?
Pq o índice de cesarianas no Brasil é absurdamente alto, por motivos
políticos envolvendo a classe médica. O que vocês acham que é mais
fácil para um médico? Assustar a mulher que nunca teve um filho antes
dizendo que o bebê é muito grande para passar pela pélvis dela sem ela
ficar toda machucada ou sem riscos para a criança e agendar uma
cesária para dali a uma semana ou ficar à disposição da mulher que
pode entrar em trabalho de parto sexta feira de madrugada, no meio do
carnaval ou em qualquer outro horário numa data incerta? Daí, fazem
cesáreas em todo o mundo! E, como a maior parte das mulheres (ainda
mais na gravidez, onde elas ficam sensíveis) costuma confiar em tudo o
que o médico diz, acabam optando pela cesária com medo de terem
problemas no parto.

Só que a cesária pode ter uma série de consequencias desagradáveis
para a mãe e o bebê, e o tempo que a mãe leva para se recuperar da
cesária é maior que a recuperação do parto normal!

Para se ter uma idéia de como a questão de parto natural é complicada,
aqui em São Paulo há duas casas de parto pelo SUS. Uma está fechada
por que o governo não contratou pessoal para inalgurá-la. Todos os
funcionários da que funciona, a casa de parto de
Sapopemba(http://casadepartodesapopemba.blogspot.com/), foram
PROIBIDOS de falar publicamente sob o trabalho deles, para não gerar
procura (e a casa acabar fechando por falta de divulgação, e portanto,
de parturientes).

Me surpreendeu a Globo ter feito uma matéria como essa em um programa
feminino, pois, como sabemos, muita gente toma como verdade qualquer
coisa que seja dita na Globo. A mulherada vai toda cobrar os
ginecologistas e querer parto normal! Ou seja, pelo menos uma vez, a
Globo fez algo direito e deu bom exemplo!

9 comentários:

Sarah Helena disse...

não vi a amtéria, mas a Gisele Bundchen, a quem eu era indiferente, ganhou mil pontos comigo.

Joao Uberti disse...

Olha, mil pontos comigo ela nunca vai ganhar, por conta de uma vez que não só posou pra anúncios de casacos de pele, como pediu o cachê em peles. Mas fico feliz por alguém com o peso que ela tem junto ao público ter mostrado que cesárea não é o caminho natural pra uma criança nascer.

Sheilla Pereira Sabbag Uberti disse...

Gisele pode até mostrar o caminho, mas a maioria ainda acha que parto que nem o dela é coisa de gente chucra...
Infelizmente "bonito" é nascer de cesarea, esteril e nem ver o filho até ele voltar limpo e cheiroso...
Tou fora! Se der vai ser PNH e criança colada sem tempo no berçario. Banho no quarto quando nascer no balde e afins. Vitamina K em GOTAS!!!!

Sarah Helena disse...

isso que vc falou é verdade, minha mãe arranjou briga no cabeleiro pq a mulherada tava falando merda.

Laire Dol Amroth disse...

Esse papo de PN x PC é pior q discutir futebol.
Na gravidez da Sabrina eu passava o dia td na net devorando todas as informações sobre parto, cuidados com o bb. Sempre apoiei o PN e continuo apoiando, mas percebi q se criou uma espécie de facção onde as mulheres q tiveram PN ridicularizavam e diminuiam as q tiveram cesarea, cheguei a ler o absurdo de q se a mulher não tem PN ela nunca se torna mãe de fato, vi o caso de uma perturbada q teve febre e chegou a porta da morte pq se negava a ter uma cesarea, por muito pouco não morreu ela e o bb. Tbm é ridículo aquelas mulheres q marcam cesarea pq a data é bonita ou pq o mapa astral disse ser um dia favoravel, isso é o cumulo da futilidade. Depois disso cheguei a conclusão q parto saudável é aquele onde a mãe e o bb saem vivos e com saude, não interessa se saiu pela vagina, pela barriga ou pela boca, o tipo de parto perde o sentido qdo vc pega seu bb no colo e troca olhares com ele pela primeira vez. É esse o momento mágico, é ali q vc se tranforma. Tive uma cesarea necessaria devido a uma pre eclampsia, nesse parto estou me cuidando pra não ter nenhum problema e conseguir ter um PN, mas não to fazendo disso a meta da minha vida, se cair na cesarea de novo vou sem frustrações, o q importa é q meu gordinho venha cheio de saude e q eu tbm esteja bem pra tomar conta dele.

Sheilla Pereira Sabbag Uberti disse...

O lance é se preparar pro PN e fazer cesarea apenas se for necessário, ou seja, se for pra salvar vidas.
Bacia pequena, cordão e o escamabau é conto de medico pra cesarea....
Mas não é porque teve cesarea que é menos mãe. Ainda mais quando é necessária.
Agora, marcar por estetica, data astral e o c...lho a quatro é triste... é fugir!

Joao Uberti disse...

Infelizmente, PN, como qualquer corrente de pensamento que vai contra o que a sociedade está acostumada, tem potencial pra virar "seita" e ter extremismos. Cesárea é um procedimento cirurgico criado pra salvar mãe e bebê em casos de risco. Pra mim é bobeira usá-lo sem necessidade, e é uma grande estupidez não usá-lo quando necessário. Simples assim :O) Agora, essa de que só quem tem PN é mãe de verdade é tacanha ao extremo. O que dizer então de adoção, que nem gestação tem? Conheço muitas mães que são adotivas, mas são muito mais mães que muitas que só sabem por filho no mundo mas cuja capacidade materna não vai além disso.

Sarah Helena disse...

outra coisa - uma cesárea pode ser feita de forma humana, se for necessária. Não precisa ser aquele freak show. Por exemplo, o bebê não precisa ficar longe da mãe por trocentas horas, pode diminuir a luz na hora do bebê sair pro mundo, etc...

Lorien a.k.a. Virgínia disse...

O que eu acho mais brutal na cesária deshumanizada é quando a mulher fica amarrada, e não consegue nem tocar o bebê quando ele nasce. Esse é, se não o meu principal medo da cesária, mas um dos... Ok, é um dos, porque eu nunca tomei ponto na vida e morro de medo disso também.
Se até eu conseguir engravidar eu e o Chronos tivermos condições financeiras e a gravidez for tranquila, eu quero tentar bancar um parto domiciliar. Se não, tentar ir prá casa de parto de sapopemba. Nem fiz plano de saúde, porque quando estava pesquisando qual era o melhor para fazer descobri que os médicos que atendem por convênio prefere cesarianas eletivas.
Se der meleca e for prá cesária, o que eu duvido, tento pelo menos começar o trabalho de parto - nem que seja induzindo - e aguento o quanto der. Mas tem coisas que não se é possivel prever totalmente - como o caso que a Laire falou aí em cima - mas sonhar e esperar a hora.

Laire, espero que você consiga ter um normal dessa vez, já que está com vontade para isso!