Páginas

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Uma questão de ponto de vista (literalmente)

Esse negócio de conhece-te a ti mesmo, às vezes me leva a pontos que eu não podia sequer imaginar...
Com os treinos de combate com espadas de espuma, os meninos que treinam comigo começaram a dizer que eu dava um golpe que eles nunca conseguiam defender. Na verdade, eu não dava golpe nenhum de propósito. Mas, o tempo foi passando e eu fui ouvindo e analisando aquilo, e percebi do que se tratava: De um golpe baixo, à minha esquerda. Tentei fazer o mesmo golpe para o outro lado, e nada. Não importa com que mão eu segurasse a espada, só conseguia dar aquele golpe para aquele lado.
Então, há alguns dias, estava desenhando umas coisas, e algo me irritou: Todos os desenhos que eu fiz saíram mais para a esquerda que para a direita. Acabei ligando uma coisa com a outra, e matei a charada: Eu sou muito míope, mas sou menos míope na esquerda que na direita, o que, de algum modo, faz com que o ângulo inferior esquerdo seja mais fácil para mim.
E, depois disso, fiquei me perguntando como eu não percebera isso antes: Fui olhar meus desenhos, e descobri que a parte mais detalhada sempre foi a inferior esquerda, assim como esse é o canto para o qual eu tenho mais facilidade em diversas outras coisas que requerem percepção espacial - Talvez isso até ajude a explicar porque, até hoje, eu não consegui aprender a andar de bicicleta!
Se estivessemos em outros tempos - se eu fosse um soldado medieval, por exemplo - um conhecimento como esse poderia fazer uma grande diferença, e ser, até mesmo, o fator decisivo entre a vida e a morte.
Em meu caminho, nem todos os desafios mais difíceis estão ligados ao imaterial: preciso ter um bom físico, pois corpo, mente e espírito estão juntos. E, por uma série de fatores,  o físico vinha sendo deixado de lado, gradualmente. Agora, estou sofrendo bastante para recuperar o prejuízo. É bom, nesse contexto passar a se dar conta de características e limitações, e perceber quantos fatores, mesmo que silenciosamente, agem sobre nossas vidas, e, quando descobertos, vão nos tornando mais conscientes de nós mesmos.

5 comentários:

Sarah Helena disse...

o.O valeu a lembrança

acontece algo parecido comigo... acabei de entender o que estava dando errado numas modelagens que ando fazendo (e que nunca ficam com a direita/esquerda simétricas quando deveriam)... enxerguei fácil agora o que dá errado... e o que tenho mais fácil...

Thais dos Santos Domingues disse...

pontos nunca sequer imaginados meeeeeeeeeeesmo... e ainda serviu pra me sacudir mais uma vez pra eu cuidar do meu físico.

Heliton Junior disse...

Segundo os orientais (Filosofia Oriental de Olho Puxado) corpo mente e esp[irito devem sempre andar lado a lado. Mas cuidar do Corpo não é sinonimo de Corpo Saradão. Os Sumócas (lutadores de Sumô) por exemplo tem uma dieta muito bem equilibrada para serem gordos e saudaveis. No japão são considerados "Semi-Deuses", e tradicionalmente, estudam a fundo a filosofia da arte marcial.

Heliton Junior disse...

Mas eu fiquei muito contente com essa sua descuberta moça! ^^

Ghislaine Pelat disse...

Pôxa! Legal você ter descoberto isso e poder usar a seu favor, mesmo que não seja um guerreiro medieval! rs
E corra atrás do prejuízo sim, você só tem a ganhar.
Eu me dei conta disso esse ano mais que nunca e estou tentando "me ajudar", comendo direito, meditando, ou tentando e fazendo Yoga, até que enfim. Antes tarde do que nunca. E muita coisa tem mudado pra melhor!
Ah! E para não esquecer do espiritual, vou começar a fazer um curso sobre xamanismo e o feminino. Vai ser meu diferencial esse ano que vai me ajudar para o resto dos meus dias!
Desejo o mesmo para você.
Beijinhos e boa semana.