Páginas

domingo, 20 de janeiro de 2008

Nausicaa do Vale dos Ventos


Rating:★★★★
Category:Movies
Genre: Animation
Se a vingança da Terra chegasse, e ela resolvesse purificar toda a sujeira que a raça humana fez nos últimos séculos, e, ainda assim, alguns humanos restassem, quantas gerações eles iam precisar para se dar conta do que realmente aconteceu?

Nausicaa do Vale dos Ventos (Kaze no Tani no Naushika) é uma animação da minha idade: Foi lançada em 1984 no Japão. Assistí-la, no entanto, não traz aquela impressão de animação velha, tanto pela abordagem temática continuar bastante original, quanto pela qualidade de animação. Até mesmo a questão ambiental que está no pano de fundo parece atual.
O diretor é Hayao Miyazaki, conhecido no Brasil atualmente pelo trabalho em "A Viagem de Chihiro" e "O castelo animado", mas é diretor de vários outros longas de qualidade no campo da animação japonesa, como "Meu vizinho Totoro" (que, em algum momento, teve uma versão dublada em português e eu gostaria MUITO de ter isso aqui). Salvo engano, todas as cenas dos filmes mais antigos do Miyazaki, como no caso de Nausicaa, foram pintadas à mão, e animadas através de um método bastante tradicional (eu não conheço muito desses aspectos técnicos de produção, mas lembro de ter lido sobre isso).
Nausicaa, a jovem protagonista, é a princesa de um reino de fronteira que não foi tocado pela praga de fungos venenosos que destruiu a maior parte da humanidade. O Vale dos Ventos é assim chamado por causa dos bons ventos que sempre fluem através dele. Sua população vive em paz, plantando e cuidando de sua terra, e sem ressentimentos por tudo o que aconteceu à terra no passado. O rei, pai de Nausicaa, foi contaminado pelos gases venenosos quando voava fora do vale, mas, embora esteja debilitado, ainda governa e é respeitado. Todos seguem os conselhos da vovó, (provavelmente a mãe do rei) uma velhinha cega que acredita que um dia um homem, vestido de azul, caminhando sobre um brilho dourado, depois de ter viajado pelo mundo fará uma descoberta que trará a paz e descobrirá o segredo da floresta envenenada... Ela sabe que simplesmente queimar as plantas que soltam o gás venenoso vai atraír a ira dos Ohmu - os grandes insetos - e foi por ela, pelo pai e por um explorador, que Nausicaa foi educada.
Nausicaa é muito atenciosa, atenta à natureza ao seu redor, e entende muito bem o comportamento dos animais, mesmo dos insetos gigantes que vieram com a destruição da terra, e, nos outros reinos, são considerados simplesmente como pragas a serem destruídas. Não é, entretanto, simplesmente boazinha, como a maioria das princesas das nossas histórias. Destemida e aventureira, ela vai descobrir segredos sobre a terra e as razões para o estado em que ela se encontra.
Enquanto isso, outras nações duelavam por poder e controle do que se tornou o mundo, sem buscar compreender o significado do que aconteceu, e sem qualquer senso de comunhão umas com as outras. Esses duelos, no entanto, vão atingir o Vale dos Ventos por causa da queda de um avião de uma dessas nações no território do Vale.
Falando em aviões, uma das coisas que eu realmente gostei no filme foi uma espécie de asa-delta motorizada super divertida que a Nausica usa em suas aventuras, o Meve. Para aqueles que têm sonhos de vôo, é um verdadeiro sonho de consumo. Eu realmente queria um daqueles :p E o bichinho da Nausicaa, uma mistura de raposa com esquilo é muito fofinho.

Eu não podia deixar de mencionar: O nome Nausica vem da Odisséia. Em Homero, Nausica é uma princesa que, guiada por Palas Athena, ajuda Ulisses quando seu navio naufraga e ele é o único a sobreviver. Em algum momento lembro de ter lido algo sobre a homenagem à princesa da Odisséia no nome dessa personagem, mas isso já tem algum tempo, e não me lembro mais com perfeição. Acho que foi por ocasião do lançamento do mangá de Nausicaa no Brasil pela Conrad - que está na minha lista de desejos desde que saiu, mas eu ainda não tive oportunidade financeira de aquirir.

9 comentários:

João Paulo disse...

Grato... Deu vontade de assistir!!!!

Aleξandra (Álex) disse...

Também me deu vontade, gosto de anime. É fácil de encontrar?

Eu já ia comentar que parece os traços de "A Viagem de Chihiro", quando vi você dizendo que é o mesmo diretor. :)

Sarah Helena disse...

Eu AMO o Miyazaki, amo muito suas obras, e Nausicaa é absolutamente lindo.

Sobre o Totoro, eu tenho o VHS dublado. Se vc tiver quem possa transformar em DVD, não importo de emprestar (só quero uma cópia pra mim tbm =^_^= )

Felipe Coelho disse...

Descrição maravilhosa, amiga! Esse Vale dos Ventos me parece um pouco Lorien...ou talvez Gondolin...

Heliton Junior disse...

Sonho de consumo? Deixa eu ter muita grana extra que vcs vão ver eu projetando uma Asa delta motorizada Super-Style como aquela! :D

E pra quem quer ver o Movie, ai vai o link: http://www.animeshade.com/index.php?page=Filmes/Kaze-no-Tani-no-Nausicaa

Heliton Junior disse...

Pode parecer mentira, mas eu tenho um VHS Player e um DVD Recorder, mas não tenho uma placa de vídeo decente pra ligar um no outro! :(

Heliton Junior disse...

Pode parecer mentira, mas eu tenho um VHS Player e um DVD Recorder, mas não tenho uma placa de vídeo decente pra ligar um no outro! :(

Lorien a.k.a. Virgínia disse...

Tá mais prá Gondolin, mas sem as sete muralhas :p

De resto, o Chronos já meio que respondeu tudo. o único outro filme do Miyazaki que eu tenho aqui é o A Viagem de Chihiro, que eu achei o original baratíssimo uma vez nas Americanas, e comprei o tanto de cópias que eu tinha dinheiro para presentear os amigos!

Felipe Coelho disse...

Obrigado, amiga-dos-elfos!
Beijos