Páginas

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Livros lidos em 2010

Bom dia!

Embora ninguém tenha me respondido concretamente, anuncio aqui minha tentativa de postar uma vez por semana nesse blog. Vou usar a tag postsemanal2011 para marcar, e, se alguém mais tiver à fim, embarque nessa.

Fiquei pensando sobre o que blogar, e, procurando inspiração, percebi que não postei a lista de livros lidos de 2010, sendo que eu tinha postado a de 2009 e a de 2008. Os posts originais são sempre para o Grupo de Estudos de Literatura Fantástica, onde temos essa tradição.

Depois que eu mudei de casa no meio do ano, no entanto, minha agenda andou sumida por uns meses, e as anotações dos livros lidos desandaram. Então, eu lí mais que isso, mas esses foram os que eu anotei que li. No geral, considerei o ano bastante produtivo para leituras. Li muitas coisas de fantasia e menos coisas sérias, por ter começado outra faculdade, e ter as leituras de lá para fazer. Peguei muitos livros emprestados com amigos e fiz carteirinha na biblioteca Viriato Correia, que tem um espaço temático de literatura fantástica e sedia parte dos encntros do GELF.

Bem, aí vai a lista

1. Lua Nova (série Crepúsculo)
2. O aprendiz de morte (Discworld)
3. O Monge e o executivo (me surpreendeu - é bom!)
4. Bestiário (Cortazar)
5. Os Filhos de Anansi (Neil Gaiman - Excelente!)
6. O Oitavo Mago (Discworld)
7. Sete perguntas para um dragão (outro excelente!)
8. Estranhas irmãs (Discworld)
9 a 13.Percy Jackson e os olimpianos - série completa
14. A bússola de ouro (Fronteiras do Universo)
15. A Faca Sutil (Fronteiras do Universo)
16. Pirâmides (Discworld)
17. Sangue de Lobo

14 comentários:

Carol Carvalho disse...

Opa, comigo é sossegado... Quase posso postar coisa aqui diariamente...
hahahahaha

Carol Carvalho disse...

Olha, que coisa divertida...
Mas eis o ponto... não registro tudo que leio
E no fim, nem sei se leio tanto.
Tem aquela série de livros que você começa e não consegue ir ao final, sabe?
Ou livro que vc já iniciou antes e nesse ano consegui pegar para terminar?
Aiii, putz, é complicado listar, né??

Carol Carvalho disse...

Dessa lista, preciso destacar:
A série do Percy jackson e os olimpianos..
adooooooooooro enormemente, vc não tem idéia!
Claro que deve ter coisa mto mais legal na sua relação.
Mas de tudo, acho que a despeito da parte mitológica,
o bacana é o jeito que o cara escreve e como a leitura flui.
Que delícia!!! Há tempos eu não reconhecia uma leitura tão gostosa.

=D

Sarah Helena disse...

esse ano eu vou me policiar e manter uma lista direitinho!

Lorien a.k.a. Virgínia disse...

Então, eu listo quando eu terminar, mesmo que eu tenha começado no ano anterior.
Ano passado não aconteceu tanto, essa lista foi mais fechadinha (mas eu terminei o ano faltando 40 páginas para ler "os heróis gregos" que vai ficar na lista de 2011), mas teve um ano, não lembro qual, que eu tirei para terminar leituras que eu estava enrolando. Naquele ano tinha uns 3 ou 4 que eu tinha começado no anterior...

E eu tenho livro que to lendo há 4 anos e não consigo terminar. Porque a cada vez que eu pego, volto tudo o que eu li, lendo as citações que eu marquei, e acabo lendo só um pouquinho prá frente e parandoo para pensar :p

Lorien a.k.a. Virgínia disse...

Então, eu gostei muito de muitas coisas no PJ. Pensei que fosse gostar muito menos antes de começar a ler, mas, uma vez que eu comecei, eu devorei mesmo.

Mas as leituras que mais me marcaram dessas aí foram a do "Os Filhos de Anansi" (não recomendável para você, pois tem muitos bichos inomináveis, hehehehehe) e da série Fronteiras do Universo (é gostosa de ler que nem o PJ, mas é uma leitura prá adultos e não infanto-juvenil, então meche com uns temas mais fortes). Ah, e o Sangue de Lobo para um Mistério-Nacional-Com-Lobisomens-Totosos, hehehehehe :D

Lorien a.k.a. Virgínia disse...

Como a do ano passado não ficou tão precisa como a dos outros, to pensando em escrever a desse ano no caderno de faculdade, se eu for mesmo continuar a dita, pq é um caderno que eu mecho mais vezes, já que não tenho usado agenda por falta de disciplina.

Jota Olliveira disse...

Eu não sei ao certo todos os livros que li ano passado, mas infelizmente foram poucos, dos que lembro:

Capitães da Areia;
Vidas Secas;
Mundo de Sofia;
Teogonia (da UFF);
Percy Jackson e os Olimpianos: Mar de Monstros.

Inteiros eu acho que foi só! To há meses com o "Os Deuses da Grécia" do Otto, mas sempre paro pra refletir e as vezes ele fica um pouquinho cansativo mas ainda assim aborda coisas fantásticas de uma forma ímpar.

Jota Olliveira disse...

Eu abri um Skoob só pra controlar isso kkk...
Não me dou bem com manutenção de diário manual! rss

Lorien a.k.a. Virgínia disse...

Eu também demorei um tempão com meu "deuses da grécia", pelos mesmos motivos.

Mas é uma das melhores leituras que já fiz sobre mitologia grega. Aliás, se quiser comentar alguma parte, não hesite, que é um bom motivo para eu abrir meu exemplar e rever minhas anotações ;)

Jota Olliveira disse...

Eu tenho o péssimo costume de não fazer anotações. Futuramente pretendo relê-lo e fazer anotações, quero fazer uma leitura comparativa entre ele e o Kerenyi, apesar dos dois terem linhas de análise completamente diferentes.

Lorien a.k.a. Virgínia disse...

Desde que o livro seja meu, eu anoto, à lápis, no próprio livro, e ponho post its. Quando empresto prá amigos já aviso que eles vai ter que ler a versão comentada :p

Jota Olliveira disse...

Então... rss eu, assim como a Sarah, não consigo macular o livro com escrita, mesmo que seja a lapis, que inclusive já foi indicado por uma amiga minha que é restauradora, mas to seriamente pensando em começar a usar os post-its, afinal a cola não danifica o livro e mantém a idéia que se teve no momento!

Lorien a.k.a. Virgínia disse...

Eu não riscaria, caso eu tivesse alguma edição mega rara. Mas, em geral, meus livros de estudo, que eu risco e comento, são edições novas, recém compradas. Na pior das hipóteses, se eu precisar muito de um livro branquinho (ainda não sei bem para que precisaria), dá para conseguir outro.