Páginas

terça-feira, 19 de agosto de 2008

O Eremita, Nietzche e Eu

Meu marido tem um mote: Ele diz que sou uma pessoa tão dura pq li Nietzche cedo demais. Não sei o que dizer em contrário. Comecei a ler Assim Falou Zaratustra aos 15. Nunca terminei. Não me lembro se já tinha feito 16 da primeira vez que lí o Genealogia da Moral. Mas sei que aos 17 li junto com amigos e discutimos parágrafo por parágrafo. E ano passado, aos 22, tive umas aulas sobre Nietzche na faculdade - a melhor delas na sexta feira da paixão, pois não era possível ter sacrilégio maior que aquele - e percebi que, quando era mais jovem, tinha entendido tudo errado.
Pois bem: Sempre que O Eremita me aparece entre as cartas que tiro no Tarot, me lembro de Assim Falou Zaratustra. Hoje estava escrevendo sobre a carta, e resolvi pegar o dito livro da estante e dar uma folheada no início Foi gostoso. Faz tanto tempo que eu ainda não tinha convencionado meus padrões para marcar no livro as citações importantes, de modo que viajar pela leiura anterior foi um pouco difícil.
Acabei transcrevendo uma série de trechos da primeira parte do livro, o preâmbulo. Se fosse prá adiante, ia acabar ficando muita coisa! Na verdade, ficou muita coisa sendo apenas a primeira parte. Então, para não me alongar com essas citações na minha lição de casa, como eu pretendia, posto tudo aqui.
(a edição é ruim: é o pocket book da Martim Claret)

"Zaratustra desceu sozinho das montanhas sem encontrar ninguém. Ao chegar aos bosques, deparou-se-lhe de repente um velho de cabelos brancos que saíra da sua sagrada cabana para procurar raízes na selva. E o velho falou a Zaratustra desta maneira:
-Este viandante não me é estranho: Passou por aqui há anos. Chamava-se Zaratustra, mas mudou. Nesse tempo, levava as suas cinzas para a montanha. Quererá levar hoje o seu fogo para os vales? Não temerá o castigo que se reserva aos incendiários? Sim: Reconheço Zaratustra. O seu olhar, no entanto, e a sua boca, não revelam nenhum enfado. Parece que se dirige para aqui como um bailarino! Zaratustra mudou, Zaratustra tornou-se menino, Zaratustra está acordado. Que vai fazer agora entre os que dormem?"

"É preciso ter um caos dentro de si para dar à luz uma estrela cintilante."

"Não me compreendem; não. Não é da minha boca que estes ouvidos necessitam. Vivi demais nas montanhas, escutei demais os arriôos e as árvores, e agora falo-lhes como um pastor. A minha alma é sossegada e luminosa como o monte pela manhã; mas eles julgam que sou um frio e astuto chacareiro. Ei-los olhando-me e rindo-se, e, enuanto se riem, continuam a odiar-me. Há gelo nos seus risos."

"Um raio de luz me atravessa a alma: preciso de companheiros, mas vivos, e não de companheiros mortos e cadáveres, que levo para onde quero. Preciso de companheiros vivos, que me sigam - porque desejem seguir-se a si mesmos - para onde quer que eu vá. (...) O criador procura companheiros, não procura cadáveres, rebanhos, nem crentes; procura colaboradores que inscrevam valores novos ou tábuas novas. O criador procura companheiros para acompanhá-lo; porque tudo está maduro para a ceifa. Faltam-lhe, porém, as cem foices, e por isso arranca espigas, contra sua vontade. Companheiros que saibam afiar suas foices, eis o que procura o criador. (...) Colaboradores que ceifem e descansem com ele, eis o que busca Zaratustra. Que se importa ele com rebanhos, pastores e cadáveres?"

"Rogo, portanto, à minha altivez que me acompanhe sempre a prudência! E se um dia a prudência me abandonar - ai! Agrada-lhe tanto fugir! - possa sequer a minha altivez voar com a minha loucura."

22 comentários:

Thais dos Santos Domingues disse...

Eu já questionei tanto isso...

Pietra di Chiaro Luna disse...

Pensei a mesma coisa... a MESMA!

Pietra di Chiaro Luna disse...

Sabe que coisa... no Tarot of the iPod tem uma passagem sobre a Força que tb evoca Zaratusta... Vou postar depois...

Mas uma coisa é certa... Quem se importa com rebanhos, pastores e cadáveres... principalmente, cadáveres?

Cassia Larrubia disse...

das coisas que vc postou (porque eu nunca li), eu gostei mais dessa passagem:

"O seu olhar, no entanto, e a sua boca, não revelam nenhum enfado. Parece que se dirige para aqui como um bailarino! Zaratustra mudou, Zaratustra tornou-se menino, Zaratustra está acordado. Que vai fazer agora entre os que dormem?"

Pietra di Chiaro Luna disse...

Cuidado para não pisar neles hahahah

Desculpa a brincadeira, mas vale a reflexão =)

Inês Barreto disse...

isso me lembra que, ano passado, depois do meu Eremita (que foi um horror), eu tirei a Estrela...

Lorien a.k.a. Virgínia disse...

Nossa Cássia, essa é exatamente a minha passagem favorita.

Lorien a.k.a. Virgínia disse...

Essa coisa dos cadáveres é muito interessante. Na história, o Zaratustra está tentando dizer prá multidão dos insights que ele teve na montanha, e daí aparece um equilibrista em uma corda bamba e a miultidão para para ver. Mas um outro acrobata saiu pelo mesmo lugar, e, se gabando de ser melhor do que o primeiro, acabou derrubando-o. Ninguém ajudou o acrobata, que morreu. Zaratustra se compadeceu dele, pegou o cadáver, e andou com ele por muito tempo, até perceber, como na passagem, que o difunto não lhe servia de nada.

E quantas vezes carregamos cadáveres na vida...

Lorien a.k.a. Virgínia disse...

Todos: Espero que desse caos a estrela (minha carta de semestre, hehehe) realmente possa me curar e tornar uma pessoa melhor. Pq vou dizer, isso está ficando chato já...

Aliás, tem mais citações a outras cartas também pelo livro. Acho que vou escrever um livro chamado Nietzche e o Tarot (e daí ele nunca mais vai conseguir ter paz, tadinho, acho que ele odiaria isso :p)

Lorien a.k.a. Virgínia disse...

Então, né? Resposta automática (by Quiroga)

"Nada ficará do jeito que era, as coisas estão mudando de uma forma tão ampla e abrangente que o melhor a fazer é aceitar os acontecimentos, mas sem deixar de orientar-se pela mesma estrela que guiou seus passos até aqui. "

Inês Barreto disse...

Olha, pra ser sincera, eu acho o Eremita a pior carta pra se lidar. Para mim ele foi muito pesado. Eu pensava, pensava, pensava... eu não domia direito, minha mente trabalhava o tempo todo. Foi um período muito complicado.

A Estrela veio colocar uma luz nisso tudo e começou um processo de redescoberta que vem se estendendo até hj...

Carol Carvalho disse...

Impagável e única associação.... adorei....

Carol Carvalho disse...

Siiiiiiim. isso é muuuuuuuito Eremita!

Carol Carvalho disse...

Não preciso nem dizer o quanto eu me compadeço dessas "almas"
e o quanto eu acabo fazendo o mesmo que Zaratrusta...

Carol Carvalho disse...

Fiquei muuuuuuuuito feliz com isso.
Porque seu caminho de "Louco",
como diz o Tarot Mitológico, é bem
esse que vc achou... de sair do caos
e deixar fluir sua estrela cintilante.
(Que sempre esteve e sempre estará
aí... com vc.... Viva a Primavera! rsss)

Carol Carvalho disse...

meeeeeeeeeeeeeeedo

TOTAL

rsss

Pietra di Chiaro Luna disse...

Como diz meu pai, é chutar cachorro morto... eu aprendi mt sobre isso no 10 de espadas...

Mas é mesmo... por questões pessoais, emocionais, carregamos mt mt mesmo.

Pietra di Chiaro Luna disse...

Não esquenta, Lórien... os arquitetos já não o deixam em paz hahaha

E sim, estamos esperando pela sua Estrela e que ela seja a mais cintilante... E pode ter certeza, quando vc sentir a sua estrela, estaremos com o champagne, para todos comemorarmos!

Carol Carvalho disse...

Porque será a NOSSA tb... certo?! rs

Pi... surtei agora:
Será que rola de somarmos os arcanos do semestre de todas as pessoas do grupo para a gente conhecer o arcano do semestro do GET?? Seria uma maneira de termos não só como esse todo GRUPO diz respeito a parte individual de cada um como também conhecer essas partes nossas para "onde vão dar" no todo, no grupo... Para onde iremos parar, no semestre, lá na frente, entende?

O que acha? (Carol consultando a Sbila, rsss)

Pietra di Chiaro Luna disse...

Vale a pena tentar!

Tem só que ver se a Cássia vai renovar o arcano do semestre pelo semestre astrológico.

siusi siusi disse...

solitarios sao duros mesmo. tem q se aproximar( passo a passo) sentir amor e perdoar e ser compassivo, tbem sou adepta do melhor sozinho( eu sei q parece feio, mas ... em evolução ........lutando para manter as pontes vivas)

Kaichkull ... disse...

Factum est: Nietzsche não era nenhum fã de Tarot. Mas também Also Spratch Zaratrusta ao meu ver não foi sua melhor obra, não acho que suas obras tenham sido feitas para serem lidas isoladamente ou mesmo em periodos isolados, como foi a obra do Schopenhauer, independente a cada parágrafo meticulosamente planejado e sistematicamente distribuido em periodos lógicos. Vejo no Genealogia da Moral e no Crepusculo dos Ídolos as obras que proporcionam um movimento maior em seu pensamento, seguido de um período de alegorias e poemas sobre seu próprio pensamento, periodo que tem o cume Zaratrhrusta e Der Antichrist, uma evolução dos mesmos, ou uma aplicação de seu pensamento a um contexto cultural e político "ficticio".

A obra de Nietzsche (todos os livros) são distribuidos em grandes idéias como períodos de uma opera que infelizmente nunca teve um fim, mas... ironicamente, mesmo aos pedaços seu nome gera arrepios nos pelos das nucas de todos os moralistas e crentes em qualquer fé.