Páginas

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Sobre sonhos, celebrações e estrangeiros

Hoje sonhei que celebrava com os meus amigos asatru (o nome daqueles que cultuam os deuses nórdicos) o Samhain. Creio que eles não chamam Samhain essa data, e eles celebram uma roda um pouco diferente. Mas foi curioso, principalmente por que, para muitos, hoje é mesmo o Samhain, o "dia de finados".
Primeiro de maio é o correspondente ao dois de novembro se levarmos em conta a estação do ano em que ele cai no hemisfério norte. Se se leva em consideração "celebrar os mortos ao início do inverno", celebra-se hoje. Eu não celebro hoje, celebro em dois de novembro mesmo, pois sigo a "roda mista", conceito que para alguns é muito complicado, mas para mim, que "nasci" nele para o paganismo, é muito simples de entender: Celebra-se os solstícios e equinócios pelas estações do hemisfério sul, os quatro festivais celtas pelas datas no norte. Ou, não teríamos festas juninas, mas festas janeirinas, e no meu aniversário estaríamos celebrando o natal, mas não é invertendo tudo que a coisa se fez historicamente.
Mas ter sonhado com um Samhain no dia que por muitos é considerado Samhain, por mais que aqui em casa estejamos celebrando Beltane, foi, para mim, surpreendente.
E sonhar com os meninos, mais surpreendente ainda. Não tenho contato com eles há um bom tempo. E, em outros sonhos de hoje, vieram dois outros símbolos que têm a ver com a cultura nórdica: uma chuva de granizo, e o arco-íris (que para eles é a ponte para o lugar onde vivem os deuses, chama bifrost).
Também é o segundo dia consecutivo que eu sonho com o Mandos e com festividades. Pois ele estava na celebração de Samhain, e, na noite anterior, sonhava que fazíamos uma festa de aniversário para ele. O que também me lembra que o aniversário desse germiniano (e, alguns dias depois, o meu) está chegando, com a chegada do inverno.
E ainda abro o Multiply para dar de cara com uma discussão sobre os passeios que às vezes damos por outras culturas. curioso, não?

7 comentários:

Luciana Onofre disse...

Hoje para mim é Beltane, tempo de cura, amor e prosperidade, é isso o que te desejo e a todos !!!

Um abraço,

Luciana Onofre
Gladiatrix - A Semente Peregrina

Pietra di Chiaro Luna disse...

Olha... Lórien... eu entendo perfeitamente o que vc está dizendo... eu não conseguiria não fazer um ritual ou no limite uma lembrança aos meus ancestrais no dia 2 de novembro, mesmo pq é aniversário do meu avô...

MAS... eu não consigo mais pensar tb em roda octupla... em nomes... sei lá... acho que as coisas acontecem quando tem de ser.. Aniversários e partidas... Ano Novo astrológico. E uma coisa comigo é mt certa... além do culto aos Deuses... eu basicamente faço ritos aos que já se foram... Mesmo meus ritos de Lua Cheia... honra aos ancestrais. Não sei... coisa minha... talvez eu tenha uma Héstia em meu enredo...

Carol Carvalho disse...

Miga, por um acaso esse "abro o Multiply para dar de cara com uma discussão sobre os passeios que às vezes damos por outras culturas"... tem alguma coisa haver comigo?? hahahaha... não! Acho que não!!!

Gostei muito do que disse sobre roda mista e como ela deve ser contemplada dentro de algumas realidades... somando o Limite que a Pietra disse aí em cima... Pôxa! É isso mesmo e não acho nada tão difícil das pessoas entenderem... sei lá...

Como qdo conversava com a Cássia e ela me dizia o quão estranho é para algumas pessoas esse lance de estarmos no Brasil e cultuar gregos, egípcios, nórdicos... e pq não os Caiporas e os Botos Cor de Rosa... hahahaha.

Sabe o que eu disse a ela? Que é por isso mesmo, por morarmos no Brasil que só aqui isso é possível!!! Uma terra abençoada, de cultura e povo miscigenado, onde só a gente sabe o segredo de um bom "baião de dois", no que se refere a intersecção de costumes e tradições.

Com adequação e manutenção, de modo rico e perfeitamente possível...

Lorien a.k.a. Virgínia disse...

Lu: Prá mim é beltane, e que nossas fogueiras estejam sempre acesas!

Pi: Sem dúvida depois desse sonho eu devo uma vela aos meus ancestrais, junto com uma boa oração! Preciso me preparar para isso. Prá mim eu ainda estou ligada à roda do ano, pq eu não descobri um jeito totalmente helenico de celebrar as coisas, e por eu celebrar com o Chronos, mistamente. Por enquanto funciona comigo, e esse é o primeiro ano que eu celebro o ano novo astrológico, mas certamente acabará sendo incluido no meu calendário de celebrações atuais.

Carol: Claro que tem a ver com você, heheheehe
Quanto a essa coisa de questionar o culto dos estrangeiros, sabe que às vezes eu me pego pensando nisso? Eu ainda não estou certa do meu ponto, de que a globalização do mundo, o Brasil como terra de migrantes, e o fato de muitos virem, espiritualmente, de uma série de encarnações em pátrias diversas legitimarem a nossa prática, e penso se não estaria perdendo algo muito grande cultuando meus deuses fora dos lugares onde eles eram originalmente cultuados. Mas eu sigo em frente, ainda assim, e como muitas outras pessoas.

Inês Barreto disse...

Sabe, eu ainda estou adaptando meu culto às épocas do ano e hoje, depois de muitos anos, vou celebrar um Samhain. Entendo o seu sentimento de estranhamento. Mas a sensação que eu tenho é que, se essa roda mista está funcionando pra vc, vai fundo! Se algum dia não der certo, aí vc pensa... :)

Cassia Larrubia disse...

hummmmmm friozinho de festa do dia dos mortos, que tem tantos nomes... eu vou de sul, sempre fui, tá em mim. mas pra quem é de beltane, boa fogueira de belenos, de pã, de dionísio e de tantos outros deuses do calor do fogo!

Joao Uberti disse...

Dís Pater Vobiscum! É engraçado como o paganismo muda a nossa percepção do tempo. E mais engraçado ainda como nós mudamos ao longo do caminho. Cada giro da roda é uma morte e um renascimento. A ano, nosso presente é abençoado por termos sido quem fomos, e pela promessa de quem seremos quando o giro chegar novamente ao mesmo ponto.